Água para elefantes

Sinopse oficial:Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.

Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.

Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.

Resenha:
Jacob Jankowski envelheceu e hoje conta sua história com 90 ou 93 anos onde passa em um casa de assistência, em outras palavras em um asilo, onde ao lado se instalou um circo que permaneceria ali alguns dias recordando o passado que Jacob viveu na Grande Crise.

Jacob com 23 anos cursa veterinária na renomada Universidade de Cornell, estando no último período e estudando para as provas finais, mas algo terrível acontece, seus pais morrem em um acidente de carro e o deixa ferido e sozinho, sem saber o que fazer da vida.

Nosso estudante de veterinária decide então abandonar a faculdade e andar procurando emprego nas grandes cidades, mas inesperadamente decide pular em um trem que passava na calada da noite e acaba descobrindo que era o trem do circo 
Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.

Jacob é contratado como veterinário do circo, pois os animais são exóticos e precisam de cuidado extra, ainda mais as estrelas, como Silver Star o cavalo de Marlena.

Gostei bastante do livro, a narração é leve e a leitura é rápida, além de ser uma história bastante original, mas algo que tirou um pouco os créditos dele comigo foram as palavras chulas excessivas que a autora usou para expressar raiva dos personagens.

Mas além do palavreado vulgar, eu também não gostei de quase nenhum ser fictício do livro, com exceções de: Rosie, Barbara e Kinko.

O livro é narrado em primeira pessoa por Jacob do passado e o do presente.

O exemplar promete fazer você odiar os vilões, e ele cumpre a promessa, faz cólera e a repulsa do seu interior aflorar, desejando que eles se deem muito mal.

Recomendo a leitura para amantes de animais e para quem gosta de um bom romance.

Curiosidades:
  • Há um filme produzido em 2011 baseado no livro best-seller com o mesmo nome Água para Elefantes.

Momento Monstro:
"[...]  Às vezes acho que se eu tivesse de escolher entre uma espiga de milho e fazer amor com uma mulher , escolheria o milho. Não que eu não fosse gostar de curtir uma última trepada –  ainda sou homem e algumas coisas nunca morreram – mas só de pensar naqueles grãos doces estourando entre os dentes fico com água na boca. È uma fantasia, eu sei. Nenhuma das duas coisas vai acontecer. Mas gosto de pesar minhas opções, como se eu estivesse diante de Salomão: uma última trepada ou uma espiga de milho. Que dilema maravilhoso. Às vezes substituo o milho por uma maçã.  [...]"
Página 11 
Skoob
  • Autor: Sara Gruen
  • Tradutor: Anna Olga de Barros Barreto
  • Editora: Arqueiro
  • Páginas: 272
  • Capítulos: 25
  • Série: Não
  • Temas: Ficção, Romance
  • Capa: envernizada e lisa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário