[Livro] A Janela de Overton

Sinopse oficial:

“Uma conspiração contra os EUA vem sendo preparada há cem anos, e agora está prestes a ser colocada em prática... Alguém será capaz de impedi-la? E se você descobrisse que tudo em que você acreditou até hoje não passa de uma grande farsa? Que a roupa que você veste todos os dias pela manhã, assim como o carro que você dirige não são escolhas suas? Que o governante que você elegeu na última eleição para comandar sua cidade e seu país também não depende de você? E se chegasse à conclusão de que toda autonomia e livre-arbítrio que você julga ter, na verdade, atendem a um outro comando que não as suas ideias e a sua própria vontade? "

Resenha:
Noah Gardner é o vice-presidente de uma empresa de relações públicas chamada Doyle & Merchant, que tem como presidente Arthur Gardner, pai de Noah.

Noah conhece uma jovem chamada Molly Ross que trabalha como funcionária temporária na empresa de seu pai e acaba se interessando por essa mulher, fato raro, pois muitas vezem quem se interessa por ele são as mulheres que ele leva para a cama. Molly é uma mulher de personalidade forte e também patriota que participa de um grupo que quer acabar com a conspiração nos EUA, ideia totalmente contra o que a empresa de Noah faz, pois a Doyle & Merchant controla as informações dadas a população.

O livro retrata como a opinião pública pode ser modificada segundo os interesses e conveniências de uma elite, não só pela mídia, mas também por outros métodos, transformando as relações públicas em vilã da sociedade contemporânea.

O livro é  narrado em primeira pessoa por Noah Gardner.

O autor Glenn Beck usou fatos reais - podem ser encontrados no posfácio -  para criar um trama inteligente no qual te questiona se é ficção ou não.

O livro para mim teve uma nota mediana, pois o começo foi chato, tem tantas referências que as vezes você se perde, al
ém de ter encontrado erros ortográficos e algumas faltas de concordância, mas nada que atrapalhasse a leitura no final.

Recomendo esse livro para pessoas que gostam de política e uma boa conspiração.




Curiosidades:

  • Noah significa em português Noé.
  • A "Estátua da Liberdade" na capa do livro não é uma replica da original, pois seus ombros se encontram descobertos apresentando a imagem de um homem, alem de que na mão esquerda apresenta um arco aonde deveria estar um livro.
  • Janela de Overton é um conceito de manipulação que monstra como a opinião pública pode mudar quando está na mão de um pequeno grupo de pensadores, como o governo, que faz que propostas antes recusáveis se tornem aceitas pela sociedade, muitas vezes por meio do mídia a modificação de opinião acontece.




Momento Monstro:
" [...] -- Isto se chama Janela de Overton. Meu pai roubou o conceito de uma "usina de ideias" do Meio Oeste; é uma maneira de descrever o que a opinião pública está disposta a aceitar em um determinado momento em relação a uma questão qualquer, para que se decida qual é a melhor maneira de manipulá-lá a aceitar o que se quer. [...]" 
Página 182 
Skoob

  • Autor: Glenn Beck
  • Tradutor: Renato Marques de Oliveira
  • Editora: Novo Conceito
  • Páginas: 384
  • Capítulos: 47 capítulos 
  • Série: Não
  • Temas: Ficção, Política
  • Capa: lisa com auto-relevo no título


Nenhum comentário:

Postar um comentário