[ Livro] Piedade

Sinopse oficial:
Cameron MacDonald, chefe de polícia de uma pequena cidade que tem sido o lar de sua família por gerações, sempre imaginou que sua vida era servir a população e defender a honra de seus ancestrais. Crenças que o colocam em conflito quando, um dia, seu primo Jamie chega à delegacia confessando ter matado a própria esposa. O que fazer diante da população perplexa? Procurando agir conforme o que acredita ser o certo, Cam o coloca na cadeia. Porém, Allie, esposa de Cam, estranha a prontidão de Jamie em se entregar. E ainda que seja uma esposa dedicada, ela se vê tomando partido contra Cam. Isso porque ela simplesmente não consegue acreditar que um marido apaixonado como Jamie teria cometido homicídio contra sua própria mulher.Paralelamente a todo o conflito que envolve o julgamento de Jamie, Cam se vê questionando seu próprio casamento. Dúvidas que crescem quando ele conhece a misteriosa Mia, que trabalha com Allie em sua floricultura. A atração é instantânea e inexplicável e o coloca diante de um conflito de valores: qual o verdadeiro amor? O de alguém que se questiona se deve ou não atender a um difícil pedido de quem ama ou o de alguém que considera a possibilidade de trair quem sempre esteve ao seu lado?
Resenha:
Cameron MacDonald é o chefe de polícia de uma cidade pequena, porém não se encontra satisfeito no local  onde cresceu, por acha-lo monótono, pois sempre teve sonhos para viajar ao redor do mundo, mas se casou com Allie, uma florista encantadora da cidade e completamente apaixonada por Cameron. Infelizmente o amor que os dois sentem não é proporcional, sendo que Allie ama muito mais seu marido do que ele a ela.

Na cidade quase nunca ocorria queixas de crimes, porem algo grande aconteceu. Jamie 
 MacDonald, assassinou sua esposa para livra-la da doença que a corroía por dentro, um câncer terminal. Maggie, mulher de Jamie , fez esse pedido á ele, porque não aguentava mais viver daquele jeito.

Piedade é um livro sem meias palavras. Tratasse de um drama ocorrido em alguns casamentos, e das atitudes que tomamos ou devemos tomar,  para garantir o bem estar do amado.  Uns personagens me irritaram muito pela falta de caráter e de consideração, me questionei em até abandonar o livro por nojo dessas respectivos personagens. Felizmente, quem salvou minha leitura foram Allie e Jamie, encantadores e inesquecíveis. Jamie pode ser considerado até um assassino, mas posso lhe garantir que ele é um homem bom e que encontrou o amor verdadeiro, sendo totalmente devotado a ela. Chorei muito quando Jamie falava de Maggie, porque não tem como não tocar o coração. Allie também é totalmente devotada ao marido, por mais que ele não mereça.

Jodi Picoult criou um livro que aborda lealdade, honestinade, ética , honra e amor. Puxou do fundo do poço um assunto polémico, a eutanásia. Piedade não é uma leitura de tarde, pois é tensa e afeta o seu psicológico.

Sua narração é feita em primeira pessoa com todos os personagens principais do livro. O que deixa super interessante ver o ponto de vista de cada um.

A leitura desse livro é triste e até um pouco arrastada, mas não deixa de ser boa, apesar de ter dado uma nota mediana a obra, recomendaria para quem gosta de drama e quer sentir na pele a tristeza e superação que alguns casais podem enfrentar.  

Curiosidades: 
  • Jodi Picoult é considerada uma das grandes escritoras da atualidade.

Momento Monstro:

"[...] Jamie ajoelhou-se e Cam observou. Livrando-se dos braços de Allie e Ellen, ficou de joelhos na terra macia, cobrindo o rosto enquanto o caixão era descido lentamente. Atrás de Cam, as pessoas da cidade começaram a se remexer de maneira desconfortável. Padre Gillivrary desviou o olhar da Bíblia:  — Meu filho  — chamou baixinho. 
Mo chridhe* — Jamie murmurou, com os olhos arregalados e secos. Sério, levantou-se e agarrou o braço de Allie: —Por favor, tire-me daqui — pediu. 
Olhando rapidamente para Cam, Allie começou a levar Jamie para longe da cova aberta. O padre Gillivray rezou rapidamente e, com Jamie já afastado dali, todos começaram a se dispersar.  
                                             
Página 106
--------------------------------------------
*Mo chridhe: termo gaélico escocês que quer dizer " meu coração".
Skoob




  • Autor: Jodi Picoult
  • Tradutor: Carolina Caires Coelho
  • Editora: Planeta
  • Páginas: 368
  • Capítulos: 23 capítulos 
  • Série: Não
  • Temas: Ficção, Romance, Drama
  • Capa: lisa e com auto-relevo no título.


  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário